top of page
Buscar
Foto do escritorMargarida Azevedo

Hamar Trio | Yesterday is Here

Atualizado: 16 de mai. de 2019



 

Podem ouvir aqui.

Edição | 2018

Editora | Clean Feed


Não escrever não quer dizer que não ande a ouvir nada de novo. Sim ando, mas nenhum albúm me puxou para que a escrita decidisse fluir.

Decidi focar-me nesta última “fornada” da Clean Feed e não há como fugir ao Hamar Trio. O Hernâni toca por lá e sendo um dos baixistas/contrabaixistas cujo trabalho gosto de acompanhar foi exatamente por este que decidi começar.

O registo do Klaus com os Ballrogg (Abaft the Beam - Clean Feed 2017) só me aguçou ainda mais a curiosidade de perceber o que o Hamar Trio nos ia apresentar em Yesterday is Here. E porque os olhos também comem…

Esta capa é uma das que mais gosto da editora. Lembra-me uma possível versão do livro “Três Homens num barco” de Jerome K. Jerome.

Os que já leram sabem ao que me refiro com “Eramos quatro…”. Aos que não leram coloquem este livro nos vossos livros a ler nas próximas férias. Tem um humor genial e é daqueles livros que, infelizmente, passam despercebidos nas livrarias.

Voltando ao disco…

O que acontece quando Klaus Holm, Hernâni Faustino e Nuno Mourão se juntam? Um disco bom mas bom! Claro!

Temas longos, respirações profundas e apontamentos subtis. São os ingredientes perfeitos para o que estes três músicos se propõem a criar. Entramos devagarinho neste disco com Yellow Plum. Soa como a primeira experiência entre os três. O momento em que se estão a conhecer e a confiança para grandes conversas está prestes a surgir. É quase como qualquer um de nós num primeiro encontro. Começamos por falar pouco, o essencial, até que a conversa flua sem ansiedades nem hesitações. E é aqui que se ouve ou se desiste de ouvir.

Tal como este encontro entre os três correu bem, eu com este disco não usei a desculpa do “vou só ali ao WC retocar a maquilhagem”. O meu primeiro encontro com este disco está a ser sedutor.

Quando ganhas confiança já estás em Sjøorm. O Klaus é o ponto chave de todo o tema mas não tens como fugir da bateria do Nuno Morão. Ele agarra-te, brinca com os teus ouvidos e puxa por ti numa conversa bem estimulante cheia de pequenos requintes em que o contrabaixo preenche o espaço com uma subtileza genial.


O sol está quase a pôr-se e

a sua respiração está ofegante.

Os seus pés nus tocam

a neve à porta de casa

com vista para o lago.


Este podia ser o início do conto que os Hamar Trio me fazem ter vontade de escrever! Vontade de colocar em palavras os ambientes sonoros. Um disco perfeito para ser uma tremenda banda sonora.

E rapidamente entras nos treze minutos e trinta e dois segundos de Sour apple. A música que dispensa comentários e que pode ser ilustrada assim:


Pé ante pé numa floresta ao anoitecer a

sombra de um corpo esbelto e esguio

percorre a um ritmo frenético os caminhos

trilhados no meio dos arbustos curvados pelo vento.

Deitou-se e deixou-se adormecer entre a luz da lua e

o suor que lhe escorria pelo peito.


São neste momento duas da tarde e oiço Yesterday is Here. É o desfecho merecido para um disco pleno e que me enche as medidas. A música respira e deixa-nos tantas vezes em suspenso até à próxima nota. Segundo a segundo a respiração do Klaus prende-nos e o que pode soar a pouco, afinal é enorme e enche-nos de curiosidade na procura de mais um e outro pormenor que nos pode passar despercebido.

Terminaria o meu conto assim:


-  Yesterday is Here - sussurrou ela entre dentes

enquanto despia o seu vestido vermelho e ouvia

o arco fazer ranger as cordas do contrabaixo.


Fica a promessa de acompanhar o trabalho de Hamar Trio bem de perto!


Créditos


Klaus Ellerhusen Holm | clarinet alto saxophone

Hernâni Faustino | double bass

Nuno Morão | drums percussion

Recorded November 2016 at Salão Brazil, Coimbra by José Martins and

at SMUP, Parede by John Klima | Mixed and mastered by Nuno Morão at

ScratchBuilt

Produced by Hamar Trio | Executive production by Pedro Costa for Trem

Azul | Design by Travassos | Cover photo by Magdalene Norman | Band

photo by João Duarte


22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page