Podem ouvir e comprar aqui.
Twelve Bass Tunes é o disco de estreia do Hernâni Faustino a solo.
12 temas, 12 histórias.
Entro em sequência determinada que este disco a solo do Hernâni me irá fazer ficar rendida. E em madrigal desarma-me. O Hernâni é um músico incrível que faz com que consigamos sentir a profundida do seu contrabaixo e a intensidade das suas respirações.
O fio condutor do disco é harmonioso, divinalmente bem conseguido. O ofício é difícil de descrever. É conturbado, e deixa a porta aberta para o Tríptico da Virgem de Lamego. Esta é uma das melhores malhas deste disco. O deixar soar, o deixar respirar, o ambiente. Quem acompanha o seu percurso sabe a entrega deste músico a cada desafio em que se envolve. Este solo é, talvez, um dos maiores desafios da sua carreira. Sozinho, sem redes nem artifícios, despido, transparente.
É para esta imagem da nudez do músico, da nudez da sua entrega que o Tríptico da Virgem de Lamego me leva. Voltamos à azáfama num modo justo e o meu pensamento deriva para o Sei Miguel. Produtor neste disco, músico exemplar, ouvido afinado e gosto apurado. Não imagino ninguém melhor para estar ao lado do Hernâni neste disco enquanto produtor.
Deixo que o ouvido continue atento. Deixo que o solo siga o seu rumo, sem tentar entender intenções, sem tentar decifrar porquês, sem querer saber a história. Crio a minha própria história. Por vezes mais triste e melancólica, outras mais assertiva e determinada. É uma história construída segundo a segundo, corda a corda. O arco que percorre as cordas é onde mantenho o foco.
Saltito em luar, experimento manter-me sem procurar o que virá a seguir até chegar a EIA EIA. Ritmada e cheia de groove decido olhar para o alinhamento e, talvez pelo nome, espero por com Vénus: o Hernâni fecha o disco com aquela que é, na minha opinião, a melhor malha. Intensa, pesada, sublime e sexy.
Uma linguagem própria, um fio condutor irrepreensível, um disco pelo qual ansiava. Na lista de 2021 sem margem para dúvidas. E a editora é cada vez mais promissora: a Phonogram Unit começa a dar cada vez mais passos interessantes.
Ficha Técnica
released July 23, 2021
Hernâni Faustino / double bass
Recorded (16.01.20) and mixed at Namouche Studios, Lisbon, by Joaquim Monte
Mastered by Simon Wadsworth
All music by Hernâni Faustino
Produced by Sei Miguel
Executive production by Phonogram Unit
Photography : Nuno Martins
Design and artwork : Sofia Faustino
Special thanks to my Family and Fala Mariam
Commentaires