top of page
Buscar

Telectu – Belzebu – Live at Café Oto – 2019 (Vítor Rua & Ilda Teresa Castro)



Demoras exatamente 17 segundos desde o início do disco para começares a abanar a cabeça num loop de eletrónicas e guitarra que te agarram com uma força que te faz sentir cada músculo do teu corpo a reagir a estímulos sonoros repetitivos, imersivos e cheios de subtilezas.

Não seria de esperar outro resultado de Telectu. Vítor Rua e Ilda Castro são uma dupla que se complementa na perfeição. E já assim era com Jorge Lima Barreto.

Vítor Rua é o denominador comum entre os Telectu, de há 37 anos, com Jorge Lima Barreto e os Telectu, agora, com Ilda Castro. Belzebu (disco editado originalmente em 1983) é aqui interpretado por Vítor Rua e Ilda Castro num diálogo tão dinâmico e intenso que a determinada altura nos transportamos para o seu universo.

Aos 6 minutos respiras. Deixas que os aplausos te transportem até Londres em 2019, mesmo que por lá não tenhas estado. E lentamente estás num novo Universo. Onde o diálogo se apazigua entre sons vibrantes e aquele drone que está sempre lá para te manter numa determinada sintonia com o que vai decorrendo ao longo do disco.

A guitarra essa… É percetível que está nas mãos e ao serviço do Vítor Rua com a mesma mestria que as eletrónicas estão nos dedos sensíveis da Ilda Castro.

Aos 12 minutos voltas a perceber que não estás na tua sala. Estás numa sala maior que a tua, em todos os sentidos.

O drone regressa para te apaziguar mas o que se segue é uma contração muscular intensa e o batimento cardíaco que volta a acelerar.

Sentado? A sério que alguém ouve este disco sentado?

Sem que tenha uma vontade indescritível de se levantar e fazer da sua sala uma sala de concertos onde, com o resto da malta, estás a usufruir de um concerto ao vivo brutal?

Questiono-me porque em 2019 não estava no Café Oto a ver isto ao vivo!

A mestria dos dois ao longo do disco é indiscutível. O disco é um crescendo. Não há um único momento em que não sintas que vai crescendo, aumentando a intensidade, os pormenores e a coerência.

Sempre que voltas aos aplauso sentes que voltas ao início do disco. Porque aquele drone… Aquele drone faz com que a tua cabeça reinicie a experiência, mas logo a seguir a experiência é nova.

E lá te leva para outro sítio onde os dois se juntam e se mantêm sintetizados, alinhados, e irreversivelmente determinados a que a experiência continue a subir de interesse.

Apuram-te os sentidos a cada minuto. Ouves, voltas a ouvir e os teus sentidos continuam a ser desafiados.

E se pensas que aos 27 minutos acabou, enganas-te. Fazes mais uma vez um reiniciar cerebral e aguardas ansiosamente pelo que aí vem.

E para mim é no minuto 28 que já não me aguento mais sentada nesta sala. Tenho que me levantar, tenho que me mexer, tenho de reagir ao que o corpo me manda fazer e libertar-me.

Em pleno momento de isolamento social este disco consegue que te sintas acompanhado. Fechas os olhos, e na tua sala, colocas este disco a tocar bem alto. Ignoras os vizinhos e uma possível vinda da polícia e curtes como se pudesses estar numa sala a ver Telectu ao vivo com toda a liberdade inerente a isso.


Porque o lugar dos Telectu no panorama musical mundial não deixa margens para dúvidas - virtuosos, escandalosamente provocadores e impactantes.

Se juntarmos a tudo isto uma edição lindíssima e cuidada temos um resultado de nos deixar à espera do próximo.


Um disco que se devora em pouco mais de trinta minutos, mas que fica em nós por tempo indeterminado!







122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page