Podem ouvir aqui.
Nem só de rock e de metal vive o Homem mas a verdade é que o rock e o metal fazem muita falta!
Ni é simplesmente desconcertante!
A linha gráfica é espetacular e da autoria de Davor Vrankić. É mesmo de irem dar uma espreitadela no site do artista em questão.
Pantophobie são nove fobias de duração média, o disco ao todo não excede uma hora.
Fobias que nos consomem os ouvidos malha após malha.
Alektorophobie tem os vocalizes certos nos momentos certos. Até dá gosto ter fobia de galinhas!
Já lá vão os tempos em que na minha adolescência o black metal e o heavy metal me enchiam a cabeça a toda a hora. Agora com o distanciamento certo, o ouvido há muito que se abriu a outras sonoridades mas há sempre aquela banda que junta o melhor de todos os mundos musicais por onde passei e por onde gosto de andar. Ni são uma dessas bandas!
E é na malha a seguir Lachanophobie que não contenho um sorriso. Qualquer um de nós em putos passou por esta, talvez não em forma de fobia mas em forma de aversão.
E se há algo que me agarra profundamente a este som são as brutais malhas de baixo e a sua presença constante e bem definida pelas mãos do baixista Benoit Lecomte. E, claro, o momento que nos leva para um groove quase funk no meio da fuga aos vegetais.
Leucosélophobie é terrível, e para quem escreve é um mal relativamente comum mas como colocá-lo em versão áudio é um desafio bem superado! As guitarras falam em alto e bom som. E esta ficou em repeat durante algum tempo.
Catagelophobie inclui-nos naturalmente no seu universo de vocalizes que por instantes me levam para os tempos em que os ZEN estavam na berra em Portugal. Não há como resistir em procurar no dicionário de fobias, aka google, o significado desta.
Em Kakorraphiophobie não há como fugir ao ambiente mais dark que se avizinha a meio da malha. E é aqui que dar uma vista de olhos pelo site do artista gráfico do disco é imprescindível. A banda sonora certa para o site certo!
Medo de falar e medo de andar (Lalophobie e Stasophobie) são duas fobias que não acompanham os Ni. Ni é para ouvir em alto e bom som, e que têm pernas para andar lá isso têm! O fim do disco anuncia-se de tal forma gritante que é difícil não carregar no play outra vez.
Um disco bem elaborado do princípio ao fim, com as dinâmicas certas no sítio certo e um universo de sons e grafismos para conhecer!
O disco, versão digital, só podia custar 6.66€. É de comprar e orar por mais.
Créditos
Anthony Béard | Guitar
Nicolas Bernollin | Drums
Benoit Lecomte | Bass
François Mignot | Guitar
Hervé Faivre | Recording at Improve Tone studio
R3my Boy | Mix
Romain Raffini I Mastering at 2R audio
Clément Dupuis | Executive production
Adrien Arnera | Administration
Davor Vrankić | Artwork
All music and arrangements by Ni
© & ℗ 2019 Dur et Doux
Booking : booking@duretdoux.com
Comments